Nossa História
A Malunga surgiu fruto de um grupo de estudos da UNB sobre agricultura alternativa, advinda do desconforto dos alunos com a produção convencional, com a alta utilização de agrotóxicos e o impacto na segurança do produtor e do consumidor.
Em meados de 1985 Joe Valle, estudante de engenharia florestal na época, deu início com seus colegas na chácara do seu pai localizada no PAD DF, a uma pequena produção orgânica, colocando em prática os ensinamentos recebidos em seu grupo de estudos, e os vendia em frente a UNB.
O interesse pela agricultura que trabalhava em sintonia com a natureza e em respeito às pessoas foi aumentando e Joe seguiu o trabalho na chácara de seu pai, já denominada Malunga, iniciando o trabalho por várias feiras de quadras de Brasília.
Em 1995 Joe casou com Clevane, agrônoma, se apaixonou pela agricultura orgânica e juntos, com a comunidade malunga que crescia a cada dia, com o objetivo mútuo de levar produtos orgânicos para mais pessoas, a Malunga chegou nos supermercados de Brasília e entrega até hoje, diariamente.
A Malunga cresceu, pioneira na produção de orgânicos no Distrito Federal, hoje conta com 190 colaboradores, 120 hectares de hortaliças orgânicas, além da produção de laticínios orgânicos.
Amamos o que fazemos e desde nosso início prezamos por um produto orgânico de qualidade, fresco e com variedade o ano inteiro, para encher a vida de nossos clientes de saúde!
Ser Orgânico é:
A agricultura orgânica reconhece a nossa dependência dos recursos naturais e, por isso, é um elemento essencial na garantia da sustentabilidade global.
O modo orgânico de produzir alimentos não apenas preserva, mas também assegura os ecossistemas, fontes renováveis de energia e até mesmo a fauna.
Além disso, a produção melhora as condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais.
Há diversas maneiras de provocar transformações sociais e a agricultura orgânica é, certamente, uma das mais sustentáveis e acessíveis que possam existir.
Certificados
Orgânico Brasil
Ele é a certificação usada pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg), órgão administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Governo brasileiro em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para identificar e controlar a nossa produção de alimentos orgânicos, certificando a sua origem e processo produtivo.
Boas Práticas Agropecuárias
O Selo de Boas Práticas Agropecuárias vem para certificar as propriedades rurais produtoras de alimentos in natura, estimulando a produção de alimentos seguros, a promoção de ações que visam melhorar a qualidade sanitária da produção agrícola e proteger a saúde da população do Distrito Federal.
Ecocert
A Ecocert Brasil é a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. Fundada na França, em 1991 e presente no Brasil há quase 20 anos, contribui ativamente no desenvolvimento da agricultura orgânica, inspecionando e certificando produtos mais saudáveis, produzidos longe dos agrotóxicos.
Bem Estar Animal
O Selo de Bem Estar animal garante que o alimento certificado é proveniente de instalações que cumprem com padrões específicos de tratamento de animais de produção, livres de baias fixas e grades, com uma alimentação de qualidade e cumprindo com as regras ambientais de e de segurança alimentar.